GRUPOS DE INVESTIMENTO EMPRESARIAL: UMA OPÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL (publicado em espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1016/S0123-5923(11)70150-4Palavras-chave:
Coletivo, investimento, poupança, contribuições, empresasResumo
Esse estudo teve como objetivo estruturar o modelo CIEM (Organismos de Investimento Coletivo de Negócios), que visa reduzir a pobreza em cada local que o adapte a sua realidade, criando novas empresas, fortalecendo aquelas que apresentam dificuldades e reabrindo as encerradas. Foi realizado pelo método social, utilizando-se uma pesquisa de opinião a potenciais empreendedores e um grupo de trabalho composto por atores sociais chave que, com suas ideias práticas associadas à análise teórica, permitiram concluir que é viável a implementação de um modelo de negócio orientado em três dimensões: empresa nova, repotenciação de empresa, e empresa reiniciada, sendo apoiadas essas três categorias de empresas por empresários e investidores em conjunto para construir o desenvolvimento local.
Downloads
Referências
Álvarez, G. (2010). De la inhibición del cambio y de cómo gestionar el cambio en las organizaciones. Revista BOD Estrategia. Recuperado el 17 de mayo de 2010, de http://www.bodestrategia.com/files/articulos/18.pdf
Angelelli, P.J. y Prats, J. (2005). Fomento de la actividad emprendedora en América Latina y el Caribe. Sugerencias para la formulación de proyectos. Washington, DC: Banco Interamericano de Desarrollo. Recuperado el 4 de septiembre de 2009, de http://idbdocs.iadb.org/wsdocs/getdocument.aspx?docnum=1442143
Banco Interamericano de Desarrollo -BID. (2006). Capital semilla para el financiamiento de nuevas empresas. Avances y lecciones aprendidas para América Latina. Recuperado el 4 de septiembre de 2009, de http://www.slideshare.net/chbrandt/capital-semilla-paraneapc-en-la
Banco Mundial. (2009). Informe sobre el desarrollo mundial 2009. Una nueva geografía económica. Recuperado el 4 de septiembre de 2009, de http://siteresources.worldbank.org/INTWDR2009/Resources/WDR_OVERVIEW_ES_Web.pdf
Collins, C.J. y Porras, I.J. (1995). Empresas que Perduran. Bogotá: Norma.
Comisión Económica para América Latina - CEPAL. (2008). Panorama social de América Latina. Recuperado el 4 de septiembre de 2009, de http://www.eclac.org/cgi-bin/getProd.asp?xml=/publicaciones/xml/3/34733/P34733.xml&xsl=/dds/tpl/p9f.xsl&base=/tpl/topbottom.xslt
Cortina, A. (1999). El mundo de los valores. Ética mínima y educación. Madrid: El Búho.
Cuenca, Á. (1996). Ética Itinerante. Murcia: Universidad de Murcia.
Dini, M. (2006). Acciones colectivas: generación de confianza y cooperación para la competitividad (Borrador de documento, mayo de 2006). Recuperado el 4 de septiembre de 2009, de http://idbdocs.iadb.org/wsdocs/getdocument.aspx?docnum=899863
Hill, C.W.L. (2001). Negocios Internacionales. Madrid: McGraw-Hill.
Hill, C.W.L. (2007). Negocios Internacionales. Madrid: McGraw-Hill.
Kriegel, R. y Patler, L. (1994). Si no está roto rómpalo. Bogotá: Norma.
Krugman, P. y Obstfeld, M. (1993). Economía Internacional, Teoría y Política. España: Addison Wesley.
Larousse. (2001). Diccionario enciclopédico 2001 (7ma ed.). Bogotá: Larousse Colombia.
Loossens, R. (2009). Innovación, Empresarialidad y capital intelectual en PYMES de alto crecimiento. Washington, DC: Fondo multilateral de inversiones, División de ciencia y tecnología, BID. Recuperado el 4 de septiembre de 2009, de http://idbdocs.iadb.org/wsdocs/getdocument.aspx?docnum=1887366
López, J. y Ros, G.J. (2005). Las tesis doctorales. Producción evaluación y defensa. Madrid: Fragua.
Luna, M. y Sáenz, V. (2004). Macro impacto con micro dinero: 25 años de apoyo a la microempresa. Washington, DC: BID. Recuperado de http://books.google.com.co/books?id=ztiB60calF0C&printsec=frontcover&dq=macro+impacto+con+micro+dinero.+luna&source=bl&ots=uPPemv63pe&sig=RT5fiRm-mRs6Kf7yLawDQZ1T0rA&hl=es&ei=S8Q9Taz2EoG88gatnMiMCg&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CBEQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false
Porter, M.E. (1993a). Estratégia Competitiva. México: CECSA.
Porter, M.E. (1993b). Ventaja Competitiva. México: CECSA.
Prouvost, B. (1995). Innovar en la empresa. Las claves del éxito. México DF: Alfaomega.
Ross, S.A., Westerfield, R. y Jaffe, J.F. (2009). Finanzas Corporativas (8va ed.). México: McGraw-Hill.
Samuelson, P. y Nordhaus, W. (1999). Economía (14th ed.). Madrid: McGraw-Hill.
Schumpeter, J.A. (1996). Capitalismo, socialismo y democracia I. Barcelona: Folio.
Tovar, M.J. (2008). Caracterización del ahorro de los hogares en Colombia. Coyuntura Social, 38-39, 183-206.
Tudor, R. (2001). La creatividad y la administración del cambio. México: Oxford University Press.
Varela, R. (2001). Innovación Empresarial, Arte y ciencia en la creación de empresas (2da. ed.). Bogotá: Prentice Hall.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos serão responsáveis dos mesmos e, assim, não comprometam os princípios ou políticas da Universidade Icesi nem do Conselho Editorial da revista Estudios Gerenciales. Os autores autorizam e aceitam a transferência de todos os direitos para a revista Estudios Gerenciales para a publicão impressa ou eletrônica. Após a publicação do artigo, pode ser reproduzido sem a permissão do autor ou da revista, se mencionar o(s) autor(es), o ano, o título, o volume e o número e o intervalo de páginas da publicação, e Estudios Gerenciales como fonte (se abster de utilizar Revista Estudios Gerenciales).