Comportamento dos preços nos mercados domésticos de transporte aéreo de passageiros
DOI:
https://doi.org/10.18046/j.estger.2022.164.5042Palavras-chave:
transporte aéreo, concentração de mercado, preços, concorrência, rotasResumo
Apresenta-se um estudo sobre o comportamento dos preços dos bilhetes nos mercados domésticos de transporte aéreo de passageiros. A pesquisa teve abordagem quantitativa e escopo correlacional; foram coletados dados de 21 países e as variáveis estudadas foram concentração de mercado, preços/km, número de companhias aéreas por rota e por país, distância de voo e índice de liberdade econômica. Existe uma correlação de 0,61 entre níveis de concentração e preços médios por quilômetro; também, correlação de -0,945 entre o preço/km e o número de companhias aéreas por rota. Para cada companhia aérea que entra em uma rota, os preços podem diminuir em 11,6% e, à medida que o número de companhias aéreas que atendem a um país aumenta, o índice Herfindahl-Hirschman e os preços das passagens por quilômetro diminuem.
Downloads
Referências
Acero, D., Fajardo, E. y Romero, H. (2017). El mercado de transporte aéreo en américa latina: una revisión de literatura. Revista Espacios, 39(3), pp. 7-28. https://www.revistaespacios.com/a18v39n03/a18v39n03p07.pdf
Álvarez, J. L. (2017). Comentarios sobre la doctrina argentina de derecho aeronáutico internacional y las libertades del aire, en el pensamiento del dr. Enrique Ferreira. Revista Montalbán, 1(49). https://revistasenlinea.saber.ucab.edu.ve/temas/index.php/revistamontalban/article/view/3352
Alvear-Téllez, J. (2015). Hacia una concepción comprehensiva de la libertad económica un paradigma a desarrollar. Estudios constitucionales, 13(1), 321-372. https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?pid=S0718-52002015000100010&script=sci_arttext&tlng=p
Anaya, A. (2014). Oligopolio y poder de mercado, discusión de la hipótesis de precios rígidos. Revista Economía Informa, 384, 109-127. https://www-sciencedirect-com.loginbiblio.poligran.edu.co/science/article/pii/S018508491470413X
Anderson, D., Sweeney, D. y Williams, T. (2008). Estadística para administración y economía (10.a ed.). México: Cengage Learning.
Azcona, M., Manzini, F. y Dorati, J. (2013). Precisiones metodológicas sobre la unidad de análisis y la unidad de observación. Cuarto congreso internacional de investigación de la facultad de psicología de la universidad nacional de la plata. http://sedici.unlp.edu.ar/bitstream/handle/10915/45512/Documento_completo.pdf?sequence=1
Banco Mundial (2017). Datos transporte aéreo, pasajeros transportados. http://datos.bancomundial.org/indicador/IS.AIR.PSGR.
Banco Mundial (2021). PIB per cápita (US$ a precios actuales). https://datos.bancomundial.org/indicator/NY.GDP.MKTP.CD
Barrón, P. (2011). El efecto del tamaño y concentración del mercado bancario sobre el riesgo sistémico de la banca privada boliviana. Revista de Análisis, 15, 97-143. https://200.87.133.250/webdocs/publicacionesbcb/revista_analisis/ra_vol15/articulo_3_v15.pdf
Bilotkach, V., Gorodnichenko, Y. y Talavera, O. (2009). Are airlines' price-setting strategies different? Journal of Air Transport Management 16(1), 1-6. https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2009.04.004
Brons, M., Pels, E., Nijkamp, P. y Rietveld, P. (2002). Price elasticities of demand for passenger air travel: A meta-analysis. Journal of Air Transport Management, 8(3), 165-175. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0969699701000503
Cáceres, R. y Cabrera, J. (2017). La industria europea del transporte aéreo: historia y peculiaridades económicas. Universidad de La Laguna, España. https://arethuse.webs.ull.es/mesasdetrabajo/ponencia caceresycabrera.pdf
Cardoso, C. (2016). Competencia económica en el sector de transporte aéreo de pasajeros en México. Revista Economía Informa, 397 (marzo-abril), 39-60. https://doi.org/10.1016/j.ecin.2016.03.003
Córdoba, C. y Moreno, D. (2017). La importancia de una buena estrategia de fijación de precios como herramienta de penetración de mercados. Revista Tendencias, 18(2). https://doi.org/10.22267/rtend.171802.73
Correa-Escobar, J. F. (2018). Tendencias en el desarrollo social y económico en relación al transporte aéreo, Aerotrópolis. Lámpsakos, (20), 9-11. http://dx.doi.org/10.21501/21454086.2933
Dagnino, J. (2014). Coeficiente de correlación lineal de Pearson. Chil Anest, 43, 150-153. http://www.sachile.cl/upfiles/revistas/54e63a1a778ff_15_correlacion-2-2014_edit.pdf
Daimiel, R. P. (2017). Análisis de la incidencia del transporte aéreo sobre el turismo. Las alianzas estratégicas. https://dspace.uib.es/xmlui/bitstream/handle/11201/3040/Daimiel_Rodrigue_Patricia.pdf?sequence=1
Díaz, O. y Carvajal, A. (2016). Efectos de la liberalización en la geografía del transporte aéreo en Colombia. Cuadernos Geográficos, 55(2), 344-364. https://www.redalyc.org/pdf/171/17149048016.pdf
Fraser Institute (2018). Economic Freedom. https://www.fraserinstitute.org/economic-freedom/map?geozone=world&page=map&year=2018
Friedman, M. y Friedman, R. (1980). Free to choose: A personal statement. New York: Harvest.
Garmendia, J. (2020). Niveles de competencia en el mercado domés-tico de transporte aéreo en Colombia y comparativa con nueve economías. Revista Mexicana de Economía y Finanzas Nueva Época REMEF, 15(2), 227-240. https://www.remef.org.mx/index.php/remef/article/view/367
Garmendia, J. y Cubides, A. (2020). El servicio de plataformas en línea especializadas en venta de boletos aéreos. Suma de Negocios, 11(25), 116-124. http://doi.org/10.14349/sumneg/2020.V11.N25.A3
Galindo-Domínguez, H. (2020). Estadística para no estadísticos. Editorial Área de Innovación y Desarrollo.
Goetz, A. R. y Graham, B. (2004). Air transport globalization, liberalization and sustainability: Post-2001 policy dynamics in the United States and Europe. Journal of Transport Geography, 12(4), 265-276. https://www-sciencedirect-com.loginbiblio.poligran.edu.co/science/article/abs/pii/S0966692304000602?via%3Dihub
Hernández-Sampieri, R., Fernández-Collado, C. y Baptista-Lucio, P. (2017). Alcance de la Investigación. http://metabase.uaem.mx/bitstream/handle/123456789/2792/510_06_color.pdf?sequence=1
Hernández-Lalinde, J. D., Espinosa-Castro, J. F., Peñaloza-Tarazona, M. E., Fernández-González, J. E., Chacón-Rangel, J. G., Toloza-Sierra, C. A., y Bermúdez-Pirela, V. J. (2018). Sobre el uso adecuado del coeficiente de correlación de Pearson: definición, propiedades y suposiciones. http://bonga.unisimon.edu.co/handle/20.500.12442/2469
Kappes, J. W. y Merkert, R. (2013). Barriers to entry into European aviation markets revisited: A review and analysis of managerial perceptions. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, 57, 58-69.
Maldonado, J. (2018). Metodología de la Investigación Social. Bogotá: Ediciones de la U.
Miranda, A. y Gutiérrez, J. (2015). Fundamentos económicos del derecho de la competencia: los beneficios del monopolio vs los beneficios de la competencia. Revista Derecho Competencia, 2(2), 269-400, enero-diciembre 2006. https://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2614981
Navarro, J., Ocampo, C. y Saumeth, L. (2013). Concentración y precios en el mercado mundial de aceite de palma 1985-2005. Revista Tendencias, 14(2), 143-162. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4722764
O’Connell, J. F., Avellana, R. M., Warnock-Smith, D. y Efthymiou, M. (2020). Evaluating drivers of profitability for airlines in Latin America: A case study of Copa Airlines. Journal of Air Transport Management, 84, 101727. https://www-sciencedirect-com.loginbiblio.poligran.edu.co/science/article/abs/pii/S0969699718301510
Orekhova, S. y Kislitsyn, V. (2019). Influence of power asymmetry on economic growth of industry markets: A Russian case. Revista Espacios, 40(6). https://ww.revistaespacios.com/a19v40n06/a19v40n06p06.pdf
Park, Y. y Ha, H. K. (2006). Analysis of the impact of high-speed railroad service on air transport demand. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, 42(2), 95-104. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1366554505000748
Pontificia Universidad Católica de Chile (2009). Concentración de la propiedad en el mercado de generación eléctrica en Chile. https://hrudnick.sitios.ing.uc.cl/alumno09/concentra/indices/indices.htm
Quirós, F. y Vega, M. (2011). Estrategias de fijación de precios en el transporte aéreo de pasajeros. En Turismo y desarrollo económico: IV jornadas de investigación en turismo (pp. 121-138). https://idus.us.es/handle/11441/53100
Ramos, D. (2015). Evaluación del impacto de la competencia en un mercado parcialmente protegido: el transporte aéreo interinsular en Canarias (2003-2012). Revista de Geografía Norte Grande, 61(1). https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?pid=S0718-34022015000200008&script=sci_arttext
Rosa, I., Rondán, F. y Díez, E. (2020). Gestión de precios (8.ª ed.). Madrid: ESIC Editorial.
Roy-García, I., Rivas-Ruiz, R., Pérez-Rodríguez, M. y Palacios-Cruz, L. (2019). Correlación: no toda correlación implica causalidad. Revista Alergia México, 66(3), 354-360.
Ruiz, E., Rodríguez, P. y Biedma, E. (2016). Entry barriers, concentration and competition in the Spanish audit market. Spanish Journal of Finance and Accounting, 45(1). https://doi.org/10.1080/02102412.2015.1092232
Ruiz, C., Ruiz, L. y Morales, J. (2017). Justificación topológica del índice de Herfindahl-Hirschman como índice generado por normas. Revista Semestre Económico, 20(45), 133-161.
Sampedro, J. L. y Sequeiros, S. (2002). El mercado y la globalización (vol. 103). Editorial Destino.
Sánchez-Bruno, A. y Borges-del Rosal, Á. B. (2005). Transformación Z de Fisher para la determinación de intervalos de confianza del coeficiente de correlación de Pearson. Psicothema, 17(1), 148-153. https://www.redalyc.org/pdf/727/72717124.pdf
Stamolampros, P. y Korfiatis, N. (2019). Airline service quality and economic factors: An ARDL approach on US airlines. Journal of Air Transport Management, 77, 24-31. https://www-scopus-com.loginbiblio.poligran.edu.co/record/display.uri?eid=2-s2.0-85063115197&origin=resultslist&zone=contextBox
Szabo, S., Blistanova, M., Mako, S., Vajdova, I. y Pilat, M. (2020). Algrithmic optimization of the calculation with the consideration of the interconnection of the basic economic parameters of the flight route of the model air carrier. Management Systems in Production Engineering, 28(1), 34-39. https://sciendo.com/pdf/10.2478/mspe-2020-0006
Urias, H. Q. y Salvador, B. R. P. (2014). Estadística para ingeniería y ciencias. Grupo Editorial Patria.
Vargas, G. y Rodríguez, C. (2016). Oligopolio y estrategias de competencia en el mercado de minoristas en México. Revista Economía Informa, 400, 3-23. https://doi.org/10.1016/j.ecin.2016.09.002
Vela-Meléndez, L., Abanto-Rodríguez, M., Banda-Coronel, E., Fernández-Vásquez, K., Gálvez-Cerna, P., Guerrero-Sausa, J. y Spelucin-Neira, P. (2017). Poder de mercado y barreras de entrada. Universidad Nacional Pedro Ruiz Gallo Facultad de Ciencias Económicas, Administrativas y Contables. Escuela Profesional de Economía. https://rua.ua.es/dspace/bitstream/10045/63428/1/Poder_Mercado.pdf
Wang, K., Zhang, A. y Zhang, Y. (2018). Key determinants of airline pricing and air travel demand in China and India: Policy, ownership, and LCC competition. Transport Policy, 63, 80-89. https://doi.org/10.1016/j.tranpol.2017.12.018
Zitrický, V., Gašparík, J. y Pečený, L. (2015). The methodology of rating quality standards in the regional passenger transport. Transport problems, 10. https://www.exeley.com/transport_problems/pdf/10.21307/tp-2015-062
Zurita, J. (2014). Análisis de la concentración y competencia en el sector bancario. BBVA Research, documento de trabajo N° 14/23. https://www.bbvaresearch.com/wp-content/uploads/2014/09/WP-concentraci%C3%B3n-y-competencia-sector-bancario.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos serão responsáveis dos mesmos e, assim, não comprometam os princípios ou políticas da Universidade Icesi nem do Conselho Editorial da revista Estudios Gerenciales. Os autores autorizam e aceitam a transferência de todos os direitos para a revista Estudios Gerenciales para a publicão impressa ou eletrônica. Após a publicação do artigo, pode ser reproduzido sem a permissão do autor ou da revista, se mencionar o(s) autor(es), o ano, o título, o volume e o número e o intervalo de páginas da publicação, e Estudios Gerenciales como fonte (se abster de utilizar Revista Estudios Gerenciales).