A LIDERANÇA COMO UMA COMPETÊNCIA ESSENCIAL QUE TRANSFORMOU UMA EMPRESA EM UMA GIGANTE INTERNACIONAL NA COLÔMBIA: O CASO DA CEMENTOS ARGOS (publicado em espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1016/S0123-5923(11)70180-2Palavras-chave:
Internacionalização, competências essenciais, liderança, fidelização, Grupo Empresarial de Antioquia.Resumo
A Cementos Argos tem sido considerada como um dos gigantes da indústria de cimento colombiana por sua grande capacidade de consolidação no mercado nacional e suas estratégias de internacionalização pouco convencionais. Essa pesquisa é uma tentativa de documentar a experiência internacional da Argos sob a perspectiva das teorias de internacionalização de maior aceitação na literatura internacional, fazendo uso da abordagem metodológica dos casos estudados. Como resultado verificou-se que as estratégias de retenção, redesenham organizacional juntamente com o resultado da liderança da alta administração, são ferramentas vitais para garantir o crescimento da empresa nos mercados locais e externos.
Downloads
Referências
Anderson, E. y Gatignon, H. (1986). Modes of Foreign Entry: A Transaction Cost Analysis and Propositions. Journal of International Business Studies, 17(3), 1-26.
Argos, sirvió la diversificación. (2010, 5 de marzo). Revista Dinero, No. 344. Recuperado el 16 de mayo de 2011, de http://www.dinero.com/edicion-impresa/negocios/articulo/argos-sirvio-diversificacion/91963
Buckley, P. (1988). The Limits of Explanation: Testing the Internalization Theory of the Multinational Enterprise. Journal of International Business Studies, 19(2), 181-193.
CEMEX. (s.f.). CEMEX en Colombia. Recuperado de http://www.cemex.com/ES/AcercaCemex/Colombia.aspx
CEPAL. (2006). Cemento: El material que permitió la construcción de la primera translatina global. Capítulo IV: Las translatinas en las industrias básicas. En La inversión extranjera en América Latina y el Caribe 2005 (pp. 114-123). Santiago de Chile: Autores.
Etemad, H. (2004). Internationalization of small and medium-sized enterprises: a grounded theoretical framework and an overview. Canadian Journal of Administrative Sciences, 21(1),1. Recuperado el 8 de mayo de 2007, de http://findarticles.com/p/articles/mi_qa3981/is_200403/ai_n9399256
Expropiación de Cemento Andino. (2006, Marzo 17). Descifrado. Recuperado el 30 de abril de 2007, de http://www.descifrado.com/index.php?id=7&no_cache=1&showUid=14774
Geldres, V.V., Etchebarne, M.S. y Bustos L.H. (2011). La distancia psíquica y el desempeño exportador: un reto para la Pyme en la era de la globalización. Estudios Gerenciales, 27(118), 85-96. Recuperado el 1 de abril de 2011, de http://www.icesi.edu.co/revistas/index.php/estudios_gerenciales/article/view/392
Johanson, J. y Vahlne, J-E. (1990). The Mechanism of Internationalization. International Marketing Review, 7(4), 11-24.
Kock, C. y Guillen, M. (2001). Strategy and structure in developing countries: business groups as an evolutionary response to opportunities for unrelated diversification. Industrial and Corporate Change, 10(1), 77-113.
Las 100 empresas más grandes de Colombia. (2011, 1 de mayo). Revista Semana. Recuperado el 16 de mayo de 2011, de http://www.semana.com/especiales/100-empresas-grandes-colombia/155800-3.aspx
López, J. F. (Abril 14, 2007a). Rompiendo paradigmas: José Alberto Vélez, presidente de Argos, condujo la estrategia de internacionalización más exitosa de la industria colombiana en los últimos años. Con una inversión de US$800 millones en Estados Unidos hoy la compañía es la sexta productora de concreto en el mercado norteamericano. Poder. Edición 02-06, 26, 19-23.
López, J.F. (Abril 14, 2007b). En un mundo global, creces o desapareces. Para José Alberto Vélez, presidente de Argos, la internacionalización de la compañía no era una opción, sino una necesidad. Anuncia nuevas inversiones en Colombia y Estados Unidos. Poder. Edición 02-06, 26, 24-29.
Ochoa, H., Cárdenas, M., Fernández, G., López, V.E. y Quintero, L.A. (2007). ¿ Cómo compiten las firmas latinoamericanas en los mercados globalizados?, La estrategia del Grupo Empresarial Antioqueño para enfrentar la competencia internacional: el caso de Inversiones Argos (CD-ROM). Cali, Colombia: Universidad Icesi.
Ochoa, H., Echeverri, V., Fernández, L., Quintero, T. y Wilches, P. (2006). ¿Cómo compiten las firmas latinoamericanas en los mercados globalizados?: La estrategia del grupo empresarial antioqueño para enfrentar la competencia internacional: El caso de Inversiones Nacional de Chocolates. Estudios Gerenciales, 99, 105-129. Recuperado el 1 de abril de 2011, de http://bibliotecadigital.icesi.edu.co/biblioteca_digital/bitstream/item/814/2/Como_compiten_firmas_latinoamericanas_mercados_globalizados.PDF
Ochoa, H., Ramírez, C. E. y Posada, M. E. (2003). Presencia internacional de la Organización Carvajal en México (Working paper Universidad Icesi).
Ochoa, H., Solano, N. y Ríos, A.M. (2011). La innovación como competencia central en la internacionalización de las firmas latinoamericanas en el proceso de Bico Internacional, empresa del grupo Carvajal S.A. Estudios Gerenciales, 27(119), 13-32. Recuperado de http://www.icesi.edu.co/revistas/index.php/estudios_gerenciales/article/view/1056
Prahalad, C.K. y Hamel, G. (1990). The core competence of the corporation. Harvard Business Review, 68(3), 79-91.
Prahalad, C.K. y Hamel, G. (1996a). Construir puertas de acceso al futuro. (Reimpresión). En Compitiendo por el futuro: Estrategia crucial para crear los mercados del mañana (pp. 259-389). México, D.F.: Ariel.
Prahalad, C.K. y Hamel, G. (1996b). Insertar la perspectiva de las competencias esenciales. (Reimpresión). En Compitiendo por el futuro: Estrategia crucial para crear los mercados del mañana (pp. 291-309). México, DF: Ariel.
Ramírez, C.E. (2006a). Internacionalización de Leonisa: una empresa colombiana de ropa interior. Estudios Gerenciales, 98, 25-55. Recuperado el 1 de abril de 2011, de http://bibliotecadigital.icesi.edu.co/biblioteca_digital/bitstream/item/804/1/Internacionalizacion_Leonisa_empresa%20_colombiana_ropa_interior.pdf
Ramírez, C.E. (2006b). Apuntes de inversión extranjera directa: definiciones, tipología y casos de aplicación colombianos. Apuntes de Economía, 8, 1-25.
Ramírez, C.E., Jiménez, A. y Garrido, J. (2003). Inversión colombiana en el exterior: Bavaria y su estrategia internacional con las cervezas. Estudios Gerenciales, 86, 79-95. Recuperado de http://bibliotecadigital.icesi.edu.co/biblioteca_digital/bitstream/item/298/1/cramirez_ajimenez_jgarrido_bavaria.pdf
Rhinesmith, S.H. (1991). Going Global From the Inside Out. Training & Development, 45(11), 42-47.
Seppo, M. (2007). The role of business networks in the internationalization of Estonian chemical industry enterprises. University of Tartu - Faculty of Economics and Business Administration Working Paper Series, 50, p. 46.
Valores Bancolombia. (2010a). Inversiones Argos S.A.: El emisor presenta ingresos récord en 2009 ante la venta de inversiones y un positivo desempeño de su portafolio. Recuperado el 3 de marzo de 2010, de http://investigaciones.bancolombia.com/Inveconomicas/sid/17138/2010030312085366.pdf
Valores Bancolombia. (2010b). Cementos Argos S.A.: El primer trimestre del 2010 presenta un escenario retador para la cementera colombiana. Recuperado el 3 de mayo de 2010, de http://investigaciones.bancolombia.com/inveconomicas/sid/17783/2010050308514563.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos serão responsáveis dos mesmos e, assim, não comprometam os princípios ou políticas da Universidade Icesi nem do Conselho Editorial da revista Estudios Gerenciales. Os autores autorizam e aceitam a transferência de todos os direitos para a revista Estudios Gerenciales para a publicão impressa ou eletrônica. Após a publicação do artigo, pode ser reproduzido sem a permissão do autor ou da revista, se mencionar o(s) autor(es), o ano, o título, o volume e o número e o intervalo de páginas da publicação, e Estudios Gerenciales como fonte (se abster de utilizar Revista Estudios Gerenciales).