Inclusão e alfabetização financeira: o caso dos trabalhadores estudantes do ensino superior em Los Lagos, Chile
DOI:
https://doi.org/10.18046/j.estger.2022.163.4949Palavras-chave:
Inclusão financeira, alfabetização financeira, estudantes, capital humanoResumo
Esta pesquisa estudou a relação entre inclusão e alfabetização financeira de trabalhadores estudantes de carreira técnica profissional na região de Los Lagos, Chile. Os objetivos específicos foram medir a associação entre alfabetização financeira e inclusão financeira, analisar se há uma vantagem de inclusão em ser alfabetizado e avaliar o impacto da alfabetização financeira na inclusão. A amostra foi composta por 470 estudantes-trabalhadores e a metodologia incluiu indicadores sintéticos, indicadores de associação e estatísticas paramétricas e não paramétricas. Os resultados apontam para uma associação positiva e significativa entre inclusão e alfabetização financeira. Em geral, os alfabetizados obtêm uma vantagem de inclusão e observa-se um efeito causal do comportamento e conhecimento dos produtos financeiros sobre a inclusão, embora a partir da alfabetização global.
Downloads
Referências
Aedo, C. (2005). Evaluación del impacto. https://repositorio.cepal.org/handle/11362/5614
Agencia de Calidad de la Educación (10 de mayo de 2020). PISA 2018, Educación Financiera, Entrega de Resulrados. http://archivos.agenciaeducacion.cl/PISA_2018_Educacion_Financiera_final.pdf
Agencia de Calidad de la Educación (s. f.). Alfabetización financiera. https://www.agenciaeducacion.cl/estudios/estudios-internacionales/pisa/
Allen, F., Demirguc-Kunt, A., Klapperc, L. y Martinez Peria, M. (2016). The foundations of financial inclusion: Understanding ownership and use of formal accounts. Journal of Financial Intermediation, 27, 1-30. https://doi.org/10.1016/j.jfi.2015.12.003
Alliance for Financial Inclusion (2010). La medición de la inclusión financiera para entes reguladores: diseño e implementación de encuestas. https://www.afi-global.org/sites/default/files/pdfimages/afi%20policy%20paper-SP%20(2).pdf
Álvarez, R. y Ruiz-Tagle, J. (2016). Alfabetismo financiero, endeudamiento y morosidad de los hogares en Chile. Santiago: Serie Documento de Trabajo.
Atkinson, A. y Messy, F.-A. (2012). Measuring financial literacy: Results of the Oecd infe pilot study. OECD Working Papers on Finance, Insurance and Private Pensions, 15, 1-73.
Banco Central de Chile. (2020). Cuentas nacionales por sector institucional, evolución del ahorro, la inversión y el financiamiento sectorial en el primer trimestre de 2020. Santiago de Chile: Banco Central de Chile.
Bebczuk, R. (2003). Información asimétrica en mercados financieros, introducción y aplicaciones (1.ª ed.). New York: Cambridge University Press.
Berstein, S. y Marcel, M. (2019). Sistema Financiero en Chile: Lecciones de la historia reciente. Documentos de Política Económica (67). https://si2.bcentral.cl/public/pdf/documentos-politica-economica/pdf/dpe67.pdf
Birochi, R. y Pozzebon, M. (2014). Improving financial inclusion: Towards a critical financial education framework. Revista de Administracao de Empresas, 56(3), 266-287.
Blackwell, M., Iacus, S., King, G. y Porro, G. (2009). cem: Coarsened exact matching in Stata. The Stata Journal, 9(4), 524-546.
Bruhn, M. y Love, I. (2014). The real impact of improved access to finance: Evidence from mexico. Journal of Finance, 69(3), 1347-1376. https://doi.org/10.1111/jofi.12091
Cano, C., Esguerra, M., García, N., Rueda, J. L. y Velasco, A. (2014). Inclusión financiera en Colombia. https://www.banrep.gov.co/sites/default/files/eventos/archivos/sem_357.pdf
Cárdenas, A., Montaña, V. y Ferrada, L. M. (2019). Inclusión Financiera en estudiantes universitarios de pregrado. Horizontes Empresariales, 2, 46-71. http://revistas.ubiobio.cl/index.php/HHEE/article/view/4536/89
Centro UC Políticas Públicas (diciembre de 2017). Estudio de alfabetización y comportamiento financiero en Chile, Análisis comprensivo del impacto de la educación financiera. Santiago de Chile: PUC. https://politicaspublicas.uc.cl/wp-content//uploads/2018/01/Informe_Ecuesta-Ed.-Financiera_2017_CORTO_V4.pdf
Chen, H. y Volpe, R. (1998). An analysis of personal financial literacy among college students. Financial Services Review, 7(2), 107-128. https://doi.org/10.1016/S1057-0810(99)80006-7
Cornejo-Saavedra, E., Umaña-Hermosilla, B., Guiñez-Cabrera, N., Muñoz-Silba, D. y Mardones-Lagos, C. (2017). Endeudamiento y educación financiera del adulto joven en Chile. Revista Academia y Negocios, 3(2), 33-44.
Cull, R., Ehrbeck, T. y Holle, N. (2014). La inclusión financiera y el desarrollo: Pruebas recientes de su impacto. Enfoques (92), 1-12. https://www.cgap.org/sites/default/files/FocusNote-Financial-Inclusion-and-Deelopment-April-2014-Spanish.pdf
Denegri, M., Del Valle-Rojas, C., Gempp, R. y Lara-Azola, M. (2014). Educación económica en la escuela: hacia una propuesta de intervención. Estudios Pedagógicos, 32(2), 103-120. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052006000200006
Dupas, P., Karlan, D., Robinson, J. y Ubfal, D. (2018). Banking the unbanked? Evidence from three countries. American Economic Journal: Applied Economics, 10(2), 257-297. https://doi.org/10.1257/app.20160597
D´agostino, J. (1998). Propensity score methods for bias reduction in the comparison of a treatment to a non-randomized control group. Estadistic in Medicine, 17(19), 2265-2281. https://doi.org/10.1002/(sici)1097-0258(19981015)17:19<2265::aid-sim918>3.0.co;2-b
Echeverría, MC. (2016). Brecha de genero de la inclusión financiera de Chile y Latinoamérica. Santiago de Chile: Universidad de Chile.
Fungáčová, Z. y Weill, L. (2015). Understanding financial inclusion in China. China Economic Review, 34, 196-206. https://doi.org/10.1016/j.chieco.2014.12.004
Garabato, N. (2016). Financial literacy and retirement planning in chile. Journal of Pension Economics & Finance, 15(2), 203-223. https://doi.org/10.1017/S1474747215000049
García, N., Grifoni, A., López, J. y Mejía, D. (2013). Financial education in Latin America and the Caribbean: Rationale, overview and way forward. Working Papers on Finance, Insurance and Private Pensions, (33).
Gempp, R., Denegri, M., Caripán, N., Catalán, V., Hermosilla, S. y Caprile, C. (2007). Desarrollo del Test de Alfabetización Económica para adultos TAE-A-25. Interamerican Journal of Psychology, 41(3), 275-284.
Instituto Nacional de Estadísticas. Censo de Población y Vivienda. https://www.ine.cl/estadisticas/sociales/censos-de-poblacion-y-vivienda/poblacion-y-vivienda
Klapper, L., Lusardi, A. y van Oudheusden, P. (2016). Financial literacy around the world: Insights from the standard & poor’s ratings services global financial literacy survey. https://gflec.org/wp-content/uploads/2015/11/Finlit_paper_16_F2_singles.pdf
Lusardi, A. y Mitchell, O. (2011). Financial literacy around the world: An overview. Journal of Pension Economics & Finance, 10(4), 497-508. https://doi.org/10.1017/S1474747211000448
Lusardi, A. y Mitchell, O. (2014). Financial literacy and financial sophistication in the older population. Journal of Pension Economics & Finance, 13(4), 347-366. https://doi.org/10.1017/S1474747214000031
Mejía, J. C. U. y Gil, E. (2019). Financial inclusion in Latin America 2007 - 2015: Evidence using Panel Data Analysis. Mediterranean Journal of Social Sciences, 9(5), 237-249. https://doi.org/10.2478/mjss-2018-0155
Ministerio de Educación. (2016). Estrategia Nacional de Educación Financiera. https://bibliotecadigital.mineduc.cl/bitstream/handle/20.500. 12365/2167/mono-991.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Ministerio de Educación. (2018). Ley 21.092 General de Educación. https://www.bcn.cl/leychile/navegar?idNorma=1118807
Montaña, V. y Ferrada, L. M. (2021). Alfabetización financiera: un desafío pendiente en la educación técnica superior. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, 20(44),126-148. https://doi.org/10.21703/0718-5162.v20.n43.2021.008
Mottola, G. (2013). In our best interest: Women, financial literacy, and credit card behavior. Numeracy, 6(2). https://doi.org/10.5038/1936-4660.6.2.4
Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos (2005). Improving financial literacy: Analysis of inssues and policies. OCDE Publishing. https://doi.org/10.1787/9789264012578
Omar, M. y Inaba, K. (2020). Does financial inclusion reduce poverty and income inequality in developing countries? A panel data analysis. Journal of Economic Structures, 9-37. https://doi.org/10.1186/ s40008-020-00214-4
Orazi, S., Martinez, L. B. y Vigier, H. P. (2019). La inclusión financiera en América Latina y Europa. Ensayos de Economía, 29(55), 181-204. https://doi.org/10.15446/ede.v29n55.79425
Parrado, E. (diciembre de 2016). Encuesta de capacidades financieras. http://conference.sbif.cl/2016/recursos/docs/20161202-Encuesta-Capacidades-Financieras.pdf
Potrich, A., Vieira, K. y Mendes-Da-Silva, W. (2016). Development of a financial literacy model for university students. Management Research Review, 39(3), 356–376. https://doi.org/10.1108/MMR-06-2014-0143
Raccanello, K. H. G. E., Raccanello, K. y Herrera-Guzmán, E. (2014). Educación e inclusión financiera. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos (México), 44(2), 119-141. https://doi.org/10.48102/rlee.2014.44.2.250
Raichoudhury, A. (2016). Financial inclusion and human development: A cross country analysis. Asian Journal of Bussiness Research, 6(1). https://doi.org/10.14707/ajbr.160020
Robinson, M. (2001). The microfinance revolution: Sustainable finance for the poor. The World Bank.
Sarma, M. y Pais, J. (2011). Financial inclusion and development. Journal of International Development, 23(5), 613-628. https://doi.org/10.1002/jid.1698
Superintendencia de Bancos e Instituciones Financieras (2019). Informe de inclusión financiera en Chile. Segunda versión. https://www.cmfchile.cl/portal/estadisticas/617/articles-38692_doc_pdf.pdf
Toledo, V. (2016). Determinantes y brecha de inclusión laboral en Chile y Latinoamérica y el Caribe. Santiago: Universidad de Chile.
Villagomez, A. y González, A. (2014). El efecto del alfabetismo financiero en el ahorro para el retiro en México. Working papers DTE 576, CIDE, División de Economía. https://ideas.repec.org/p/emc/wpaper/dte576.html
Zins, A. y Weill, L. (2016). The determinants of financial inclusion in Africa. Review of Development Finance, 6(1), 46-57. https://doi.org/10.1016/j.rdf.2016.05.001
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos serão responsáveis dos mesmos e, assim, não comprometam os princípios ou políticas da Universidade Icesi nem do Conselho Editorial da revista Estudios Gerenciales. Os autores autorizam e aceitam a transferência de todos os direitos para a revista Estudios Gerenciales para a publicão impressa ou eletrônica. Após a publicação do artigo, pode ser reproduzido sem a permissão do autor ou da revista, se mencionar o(s) autor(es), o ano, o título, o volume e o número e o intervalo de páginas da publicação, e Estudios Gerenciales como fonte (se abster de utilizar Revista Estudios Gerenciales).