Fatores culturais que afetam a criação de spin-off universitárias. Um estudo em uma universidade pública colombiana
DOI:
https://doi.org/10.18046/j.estger.2018.148.2595Palavras-chave:
spin-off, cultura organizacional, transferência de conhecimento, mudança cultural, ensino superiorResumo
O objetivo do artigo é identificar os fatores da cultura organizacional que afetam a geração de spin-off universitárias, por meio de um estudo de caso em uma instituição de ensino superior colombiana usando uma metodologia mista. Portanto, foi criado um modelo teórico ligando a cultura organizacional com spin-off, com o qual identificaram-se características da cultura base a partir de uma pesquisa a 155 pesquisadores, complementada com uma análise de 18 documentos institucionais. Posteriormente, através de entrevistas com 15 especialistas, definiu-se a cultura desejada para incentivar as spin-off. Os resultados mostram três características da cultura acadêmica não consideradas na literatura anterior, que são determinantes para o surgimento das spin-off: universalidade, confiança e interdisciplinaridade, e como principal inibidor, o medo de correr risco.
Downloads
Referências
Abad, F., Garrido, J., Olea, J. y Ponsoda, V. (2006). Introducción a la psicometría. Teoría clásica de los tests y teoría de respuesta al ítem. Madrid: Universidad Autónoma de Madrid.
Aceytuno Pérez, M. y Cáceres Carrasco, F. (2009). Elementos para elaboración de un marco de análisis para el fenómeno de las spin-offs universitarias. Revista de Economia Mundial, (23), 23-51.
Aceytuno Pérez, M. y Paz Báñez, M. (2008). La creación de spin-off universitarias: el caso de la Universidad de Huelva. Economía Industrial, (368), 97-111.
Adam, N. (2014). Motivation and success of academic spin-offs: evidence from hungary. Annals of the University of Oradea, Economic Science Series, 23(1), 1212-1219.
Akhavan, P., Zahedi, M., Dastyari, A. y Abasaltian, A. (2014). The effect of organizational culture, leadership style on knowledge management in selected research organizations. International Journal of Scientific Management y Development, 2(9), 432-440.
Arad, S., Hanson, M. y Schneider, R. (1997). A framework for the study of relationships between organizational characteristics and organizational innovation. Journal of Creative Behavior, 31(1), 42-58.
Bernal-Torres, C. (2011). Modelo de gerencia del conocimiento: visión integral. Cuadernos de Administración, 27(46), 55-66.
Cáceres, F. y Aceytuno, M. (2015). Academic spin-offs incubation strategies: the case of the Andalusian region. Cuadernos de Gestión, 15(2), 113-142.
Cameron, K. y Quinn, R. (2006). Diagnosing and changing organizational culture based on the competing values framework. San Francisco, California: Jossey Bass.
Candía, J., Coliñanco, L., Caro, C. y Hernández, N. (2014). Estrategia y cultura de innovación, gestión de los recursos y generación de ideas: prácticas para gestionar la innovación en empresas. Pensamiento y Gestión, (36), 107-133.
Castrillón, D., Luna, I., Avendaño, G. y Pérez-Acosta, A. M. (2007). Validación del body shape questionnaire (cuestionario de la figura corporal) BSQ para la población colombiana. Acta Colombiana de Psicología, 10(1), 15-23.
Ceballos, C. (2012). U de A - ConoSer la primera spin-off de una universidad pública del país [video]. Recuperado el 7 de mayo de 2017 de : Recuperado el 7 de mayo de 2017 de : https://www.youtube.com/watch?v=DsHgfe8JD8s
Chang, C. y Lin, T. (2015). The role of organizational culture in the knowledge management process. Journal of Knowledge Management, 19(3), 433-455.
Clarysse, B., Tartari, V. y Salter, A. (2011). The impact of entrepreneurial capacity, experience and organizational support on academic entrepreneurship. Research Policy, 40, 1084-1093.
Consejo Nacional de Política Económica y Social - Conpes. (2015). Política Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación 2015-2025. Recuperado el 15 de mayo de 2017 de: Recuperado el 15 de mayo de 2017 de: http://www.colciencias.gov.co/sites/default/files/upload/noticias/conpes-borrador-cti.pdf
Colciencias. (2016). Hacia una hoja de ruta spin-off universitarias en Colombia. Recuperado el 18 de mayo de 2017 de: Recuperado el 18 de mayo de 2017 de: http://www.spinoffcolombia.org/wp-content/uploads/2016/07/HACIA-UNA-HOJA-DE-RUTA-SPIN-OFF.pdf
Cújar, A., Ramos, C., Hernández, H. y López, J. (2013). Cultura organizacional: evolución en la medición. Estudios Gerenciales, 29(128), 350-355. https://doi.org/10.1016/j.estger.2013.09.009
Davidsson, P. y Honig, B. (2003). The role of social and human capital among nascent entrepreneurs. Journal of Business Venturing, 18(3), 301-331.
Di Gregorio, D. y Shane, S. (2003). Why do some universities generate more start-ups than others? Research Policy, 32(2), 209-227. https://doi.org/10.1016/S0048-7333(02)00097-5
Duman, L., Bedük, A., Köylüoğlu, S. y Ay, K. (2015). Entrepreneurship culture at SMEs: A case study in konya. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 207, 492-501.
Eisenhardt, K. (1989). Building theories from case research. The Academy of Management Review, 14(4), 532-550.
Elo, S., Kääriäinen, M., Kanste, O., Pölkki, T., Utriainen, K. y Kyngäs, H. (2014). Qualitative content analysis: A focus on trustworthiness. https://doi.org/10.1177/2158244014522633
Etzkowitz, H. (1995). The Triple Helix---University-Industry-Government Relations: a Laboratory for Knowledge Based Economic Development. EASST Review, 14(1), 14-19.
Etzkowitz, H., Webster, A., Gebhardt, C. y Cantisano, B. (2000). The future of the university and the university of the future: evolution of ivory tower to entrepreneurial paradigm. Research Policy, 29(2), 313-330.
Fini, R., Fu, K., Mathisen, M. T., Rasmussen, E. y Wright, M. (2016). Institutional determinants of university spin-off quantity and quality: a longitudinal, multilevel, cross-country study. Small Business Economics, 48(2), 361-391.
Galeano, M. (2004). Diseño de proyectos en la investigación cualitativa. Medellín: Fondo Editorial Universidad EAFIT.
Galeano, M. (2012). Estrategias de investigación social cualitativa. Medellín: La Carreta.
George, D. y Mallery, P. (2003). SPSS for Windows step by step: A simple guide and reference. 11.0 update (4th ed.). Boston: Allyn y Bacon.
Gibson, D. (2004). Role models in career development: New directions for theory and research. Journal of Vocational Behavior, 65(1), 134-156.
Gold, A., Malhotra, A. y Segars, A. (2001). Knowledge management: An organizational capabilities perspective. Jornal of Management Information System, 18(1), 185-214.
Gómez, H. y Mitchell, D. (2014). Innovación y emprendimiento en Colombia: balance, perspectivas y recomendaciones de política, 2014-2018. Cuadernos Fedesarrollo, 50. Recuperado el 18 de mayo de 2017 de: Recuperado el 18 de mayo de 2017 de: http://www.repository.fedesarrollo.org.co/handle/11445/149
Guerrero, M. y Urbano, D. (2010). The development of an entrepreneurial university. The Journal of Technology Transfer, 37(1), 43-74. https://doi.org/10.1007/s10961-010-9171-x.
Guerrero, M. y Urbano, D. (2012). Transferencia de conocimiento y tecnología. Mejores prácticas en las universidades emprendedoras españolas. Gestión y Política Pública, 21(1), 107-139.
Howells, J. (1995). Tacit knowledge and technology transfer. University of Cambridge. ESRC Centre for Business Research Working Paper, 16.
Huyghe, A. y Knockaert, M. (2015). The influence of organizational culture and climate on entrepreneurial intentions among research scientists. Journal of Technology Transfer, 40(1), 138-160.
Jacques, E. (1951). The changing culture of a factory. Londres: Tavistock.
Kirby, D. (2006). Creating entrepreneurial universities in the UK: Applying entrepreneurship theory to practice. The Journal of Technology Transfer, 31(5), 599-603.
Latiesa, M. (2000). Validez y fiabilidad de las observaciones sociológicas. En M. García, J. Ibáñez y F. Alvira.El análisis de la realidad social: métodos y técnicas de investigación (pp. 409-443). Madrid: Alianza.
Levie, J. y Autio, E. (2011). Regulatory burden, rule of law, and entry of strategic entrepreneurs: An international panel study. Journal of Management Studies, 48(6), 1392-1419. https://doi.org/10.1111/j.1467-6486.2010.01006.x.
Marshall, M. (1996, december). Sampling for qualitative research. Family Practice, 13(6), 522-525.
Martínez, P. (2006). El método de estudio de caso. Estrategia metodológica de la investigación científica. Pensamiento y Gestión, 20, 165-193.
Maynez-Guaderrama, A., Cavazos-Arroyo, J. y Nuño- de la Parra, J. (2012). La influencia de la cultura organizacional y la capacidad de absorción sobre la transferencia de conocimiento tácito intra-organizacional. Estudios Gerenciales, 28, 191-211. https://doi.org/10.18046/j.estger.2012.1485
McLean, L. (2005). Organizational culture’s influence on creativity and innovation: A review of the literature and implications for human resource development. Advances in Developing Human Resources, 7(2), 226-246.
McMillan, G., Narin, F. y Deeds, D. (2000). An analysis of the critical role of public science in innovation: the case of biotechnology. Research Policy, 29(1), 1-8.
Meoli, M. y Vismara, S. (2016, march). University support and the creation of technology and non-technology academic spin-offs. Small Business Economics, 47(2), 345-362. https://doi.org/10.1007/s11187-016-9721-1
Monge, A., Briones, A. y García, D. (2011). Factores determinantes de la creación de las spin-off académicas: caso del Instituto Tecnológico de Costa Rica. Cuadernos de Administración, 27(46), 23-38.
Morales, M., Pineda, K. y Ávila, K. (2012). Organizaciones innovadoras a partir de la interacción con la universidad: casos exitosos. Estudios Gerenciales, 28, 363-374. https://doi.org/10.18046/j.estger.2012.1493
Morse, J. (1995). The significance of saturation. Qualitative Health Research, 5(2), 147-149.
Muscio, A., Quaglione, D. y Ramaciotti, L. (2016). The effects of university rules on spinoff creation: The case of academia in Italy. Research Policy, 45(7), 1386-1396.
Mustar, P., Renault, M., Colombo, M., Piva, E., Fontes, M., Lockett, A., Wright, M., Clarysse, B. y Moray, N. (2006). Conceptualising the heterogeneity of research-basad spin-offs: A multi-dimensional taxonomy. Research Policy, 35(2), 289-308
Nanda, R. y Sørensen, J. (2010). Workplace peers and entrepreneurship. Working Paper, 08-051. Harvard Business School. Recuperado el 15 de mayo de 2017 de: Recuperado el 15 de mayo de 2017 de: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.440.6633&rep=rep1&type=pdf
Naranjo, G. (2011). Spin-off académica en Colombia: estrategias para su desarrollo. Multiciencias, 11(1), 35-45.
Naranjo, J. y Calderón, G. (2015). Construyendo una cultura de innovación. Una propuesta de transformación cultural. Estudios Gerenciales, 31(135), 223-236. https://doi.org/10.1016/j.estger.2014.12.005
Naranjo-Valencia, J. C., Calderón-Hernández, G., Jiménez-Jiménez, D. y Sanz-Valle, R. (2018). Entrepreneurship and Innovation: Evidence in Colombian SMEs. In R. Perez-Uribe, C. Salcedo-Perez, & D. Ocampo-Guzman (Eds.),Handbook of Research on Intrapreneurship and Organizational Sustainability in SMEs(pp. 294-316). Hershey, PA: IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-5225-3543-0.ch014
Naranjo, J., Jiménez , D. y Sanz-Valle, R. (2012). ¿Es la cultura organizativa un determinante de la innovación en la empresa? Cuadernos de Economía y Dirección de la Empresa, 15(2), 63-72.
Ndonzuau, F., Pirnay, F. y Surlemont, B. (2002). A stage model of academic spin-off creation. Technovation, 22(5), 281.
Nonaka, I. y Takeuchi, H. (1995). The knowledge creating company. New York: Oxford University Press.
Nonaka, I. y Takeuchi, H. (1999). La organización creadora de conocimiento: cómo las compañías japonesas crean la dinámica de la innovación. México: Oxford University Press.
Nunally, J. (1973). Introducción a la medición psicológica (1ra ed.). Buenos Aires: Paidós.
Nunnally, J. (1978). Psychometric theory. New York: McGraw- Hill.
Olmedilla, A., Ortega, E., Garcés, E., Abenza, L., Blas, A. y Laguna, M. (2015). Perfil psicológico de los jugadores profesionales de balonmano y diferencias entre puestos específicos. Revista Latinoamericana de Psicología, 47, 177-184.
Organización para la Cooperación y Desarrollo Económicos- OCDE. (2013). Estudio de la OCDE de las políticas de innovación en Colombia. Evaluación general y recomendaciones. Bogotá: Observatorio de Ciencia, Tecnología e Innovación.
O’Shea, R., Allen, T., Chevalier, A. y Roche, F. (2005). Entrepreneurial orientation, technology transfer and spinoff performance of U.S. universities. Research Policy, 34(7), 994-1009.
O’Shea, R., Chugh, H. y Allen, T. (2008). Determinants and consequences of university spinoff activity: A conceptual framework. Journal of Technology Transfer, 33(6), 653-666.
Pineda, K., Morales, M. y Ortiz, M. (2011, septiembre). Modelos y mecanismos de interacción universidad-empresa-Estado: retos para las universidades colombianas. Equidad y Desarrollo, (15), 41-67. https://doi.org/10.19052/ed.193
Pirnay, F., Surlemont, B. y Nlemvo, F. (2003). Toward a typology of university spin-offs. Small Business Economics, 21, 355-369.
Podsakoff, P., Mackenzie, S., Lee, J. y Podsakoff, N. (2003). Common method biases in behavioral research: a critical review of the literature and recommended remedies. Journal of Applied Psychology, 88(5), 879-903.
Rasmussen, E. y Wright, M. (2015, October). How can universities facilitate academic spin-offs? An entrepreneurial competency perspective. The Journal of Technology Transfer, 40(5), 782-799. https://doi.org/10.1007/s10961-014-9386-3
Rizzo, U. y Ramaciotti, L. (2014). The determinants of academic patenting by Italian universities. Technology Analysis and Strategic Management, 26(4), 469-483.
Robbins, S. (1987). Cultura organizacional. Comportamiento organizacional. Naucalpan de Juárez: Prentice Hall Hispanoamericana.
Schein, E. (1991). Organizational culture and leadership (3ra ed.). San Francisco, California: Jossey Bass .
Sengupta, A. y Ray, A. (2017). University research an knowledge transfer: A dynamic view of ambidexterity in British universities. Research Policy, 45(5), 881-897.
Seguí-Mas, E., Sarrión-Viñes, F., Tormo-Carbó, G. y Comorera, V. O. (2013). Estudio del emprendimiento académico bajo fórmulas de economía social: análisis de las spin-off universitarias cooperativas. A Study of Academic Entrepreneurship in Social Economy Formats, Analysing University Spin-off Cooperatives, (78), 101-124.
Siegel, D. y Wright, M. (2015). Academic entrepreneurship: Time for a rethink? British Journal of Management, 26, 582-595. https://doi.org/10.1111/1467-8551.12116
Stuart, T. y Ding, W. (2006). When do scientists become entrepreneurs? The social structural antecedents of commercial activity in the academic life sciences. American Journal of Sociology, 112(1), 97-144.
Tartari, V., Perkmann, M. y Salter, A. (2014). In good company: The influence of peers on industry engagement by academic scientists. Research Policy, 43(7), 1189-1203.
Thomas, D. (2008). A general inductive approach for qualitative data analysis. Auckland: University of Auckland.
Urbano, D. y Álvarez, C. (2014). Institutional dimensions and entrepreneurial activity: An international study. Small Business Economics, 42(4), 703-716.
Venkatraman, N. y Grant, J. (1986). Construct measurement in organizational strategy research: a critique and proposal.The Academy of Management Review,11(1), 71-87.
Viana, R., Navarro, J. y Pinto, H. (2012). Motivaciones de los investigadores académicos en Colombia para generar y transferir conocimiento al sector productivo usando análisis de correlación canónica. Estudios Gerenciales, 28(124), 125-139. https://doi.org/10.1016/S0123-5923(12)70219-X
Visintin, F. y Pittino, D. (2014). Founding team composition and early performance of university Based spin-off companies. Technovation, 34(1), 31-43.
Yin, R. (1994). Case study research: design and methods. Thousand Oaks, California: Sage.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos serão responsáveis dos mesmos e, assim, não comprometam os princípios ou políticas da Universidade Icesi nem do Conselho Editorial da revista Estudios Gerenciales. Os autores autorizam e aceitam a transferência de todos os direitos para a revista Estudios Gerenciales para a publicão impressa ou eletrônica. Após a publicação do artigo, pode ser reproduzido sem a permissão do autor ou da revista, se mencionar o(s) autor(es), o ano, o título, o volume e o número e o intervalo de páginas da publicação, e Estudios Gerenciales como fonte (se abster de utilizar Revista Estudios Gerenciales).