Deficiências e estilos de aprendizagem organizacional: estudo comparativo das MPMEs em Bogotá, na Colômbia e em Durango, no México

Autores

  • Marcela Gomez-Osorio, M.Sc. Diretor de Pesquisa e Estudos de Negócios da Fundação de Negócios Universitários da Câmara de Comércio de Bogotá, Bogotá, Colômbia. http://orcid.org/0000-0003-0464-2548
  • José Gerardo Ignacio Gomez Romero, Ph.D. Professor em tempo integral da Faculdade de Economia, Contabilidade e Administração da Universidade Juarez do Estado de Durango, Durango, México.

DOI:

https://doi.org/10.18046/j.estger.2018.148.2590

Palavras-chave:

deficiências de aprendizagem organizacional, estilos de aprendizagem organizacional, MPMEs

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a influência que as deficiências de aprendizagem organizacional têm nos estilos de aprendizagem organizacional nas MPMEs em Bogotá (Colômbia), e realizar uma análise comparativa com as descobertas na cidade de Durango (Mé­xico). Para tanto, aplicou-se um instrumento a uma amostra aleatória de 386 empresas em Bogotá e construíram-se 28 modelos de regressão linear. Pelo exposto, encontrou-se evidência estatisticamente significativa da influência das dificuldades de aprendizagem organizacional nos estilos de aprendizagem nas empresas estudadas.

Downloads

Referências

Alcaldía Mayor de Bogotá. (2015). Informe de gestión y avance de plan de desarrollo, Secretaría de Planeación - 2015. Recuperado el 15 de Julio de 2018, de: Recuperado el 15 de Julio de 2018, de: http://www.sdp.gov.co/imagenes_portal/documentacion/Informe_gestion_2015.pdf

Arce-Fernández, M. (2004). Conferencia de economía regional. Recuperado el 18 de Agosto del 2018, de: Recuperado el 18 de Agosto del 2018, de: http://www.elinformador.com.mx

Argote, L. (2013). Organizational Learning (2da. Ed.). London: Springer.

Argyris, C. y Schön, D. (1978). Organizational learning: a theory of action perspective. Reading, MA: Addison-Wesley Publishing Company.

Argyris, C. (1991). Teaching smart people how to learn. Harvard Business Review, 69(3), 99-109.

Argyris, C. (1993). Cómo vencer las barreras organizativas. Madrid: Ed. Díaz de Santos.

Audretsch, D. y Mohmood, T. (1995). New results using a hazard function. Review of Economics & Statistics, 77(1), 97-103.

Barraza-Macías, A. (2007). Confiabilidad. Revista INED, 6, 22-40.

Cámara de Comercio de Bogotá- CCB. (2015). Estado de Bogotá Región. Recuperado el 20 de Julio del 2018, de: Recuperado el 20 de Julio del 2018, de: https://bibliotecadigital.ccb.org.co/bitstream/handle/11520/13269/Estado_bogota_region_version_para_impresion_9_julio.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Camic, C. (2001). Knowledge, Sociology of: International Encyclopedia of the Social and Behavioral Sciences. En N. J. Smelser, & P. B. Baltes (Eds.), Knowledge, Sociology of (1st edition ed., Vol. vol 12, pp. 8143-8148). Pergamon: Elsevier.

Castañeda, D. (2015). Condiciones para el aprendizaje organizacional. Estudios Gerenciales, 31(134 ), 62-67. https://doi.org/10.1016/j.estger.2014.09.003

Choo, W. (1999). La organización inteligente: el empleo de la información para dar significado, crear conocimiento y tomar decisiones. México D.F.: Universidad Iberoamericana.

Cuero, Y., Nabi, N. y Dornberger, U. (2014). Entrepreneurial orientation and its impact on the improvement of technological capability in Colombia. International Journal of Entrepreneurship and Small Business, 21(2), 231-245. https://doi.org/10.1504/IJESB.2014.059475

Cuero, Y., Torres, I. y Dornberger, U. (2014). Technological Intensive Suppliers as a Key Element for Structural Change in Latin America. In B. Christiansen (Ed.), Handbook of Research on Economic Growth and Technological Change in Latin America (pp. 44-54). Hershey, PA: IGI Global.

Dallago, B. (2003). The importance of Small and Medium Enterprises. U.N. Chronicle, 40(4), 213-226.

Encinas-Orozco, F.C. (2014). Orientación de las organizaciones públicas al aprendizaje organizacional. El caso de los organismos descentralizados en el Estado de Sonora, México. Estudios Gerenciales, 30(130 ), 10-17. https://doi.org/10.1016/j.estger.2014.01.010

Garzón-Castrillón, M. (2016). Dynamic absorption capacity, Case studies. Revista Orinoquia, 20(1), 97-118.

Geranmayeh, A. (1992). Organizational learning through interactive planning: Design of learning systems for ideal seeking organizations (Tesis doctoral). Universidad de Pennsylvania, Estados Unidos.

Gómez, J. (2008). La Generación de Conocimiento Organizacional en las Micro, Pequeñas y Medianas Empresas (Mipymes) de Durango. Durango: Editorial UJED.

Gómez, J., Villarreal, F. y Villarreal, M. (2015a). Las incapacidades de aprendizaje organizacional y los estilos de aprendizaje en la industria papelera, cartonera y de celulosa de México.Revista Universidad & Empresa , 17(29 ), 35-62.

Gómez, J., Villarreal, M. y Villarreal, F. (2015b). Las incapacidades de aprendizaje organizacional y su relación con los estilos de aprendizaje organizacional en la Mipyme. Revista Contaduría y Administración, 60(3), 686-702.

Gómez, J, Villarreal, M. y Villarreal, F. (2014). La cultura empresarial y su relación con los estilos de aprendizaje en la industria de celulosa, cartón, y papel en México. Revista Investigación Administrativa, 113(43), 7-27.

Gooderham, P. (2007). Enhancing Knowledge Transfer in Multinational Corporations: A Dynamic Capabilities Driven Model. Knowledge management research & practice, 5(1), 34-43.

Kushnir, K., Mirmulstein, M. y Ramalho, R. (2010). Micro, Small, and Medium Enterprises around the World: How Many Are There, and What Affects the Count?. IFC and the World Bank. Recuperado el 21 de Agosto del 2018, de: Recuperado el 21 de Agosto del 2018, de: https://smefinanceforum.org/sites/default/files/analysis_note_2010.pdf .

Levitt, B. y March, J. (1988). Organizational Learning. Source. Annual Review of Sociology, 14, 319-340.

Lind, D., Marchal, W. y Wathen, S. (2005). Statistical techniques in business & economics. New York: McGraw Hill.

Lounamaa, P. y March, J. (1987). Adaptative coordination of learning team. Management Science, 33(1), 107-123.

Nonaka, I. y Takeuchi, H. (1995). The Knowledge-Creating Company. Oxfordshire, Inglaterra: Oxford University Press.

Pérez, J. y Cortés, J. (2007). Barreras para el aprendizaje organizacional, estudio de casos. Pensamiento & Gestión, 22, 258-282.

Probst, G. y Büchel, B. (1995). La practique del Enterprise apprenante. Paris: D’organization.

Robu, M. (2013). The Dynamic and Importance of SMES in Economy. USV Annals of Economics and Public Administration, 13, 84-89.

Rodríguez, M. y Mora, R. (2001) Estadística informática: casos y ejemplos con el SPSS. Alicante: Ed. Universidad de Alicante.

Salinas, E. y Tavera, M. (2003). La Transición de la Economía Mexicana. III Conferencia Internacional de la Red de Estudios sobre el Desarrollo . Recuperado el 28 de Julio del 2018, de: Recuperado el 28 de Julio del 2018, de: http://www.redcelsofurtado.edu.mx/archivosPDF/riosalinas.pdf

Senge, P. (1990). The fifth discipline: the art & practice of the learning organization. New York: Ed. Currency.

Senge, P. (1993). La Quinta Disciplina. México D.F.: Ed. Granica.

Stein, P., Goland, T. y Schiff, R. (2010). Two Trillion and Counting: Assessing the credit Gap for Micro, Small, and Medium-Size Enterprises in the Developing World. IFC and the World Bank. Recuperado el 13 de Julio del 2018, de: Recuperado el 13 de Julio del 2018, de: http://documents.worldbank.org/curated/en/386141468331458415/pdf/713150WP0Box370rillion0and0counting.pdf

Watkins, K. y Marsick, V. (1993). Sculpting the learning organization. San Francisco: Jossey-Bass.

Yeung, A., Ulrich, D., Nason, S. y Von Glinow, M. A. (2000). Las capacidades del aprendizaje en la organización: como aprender a generar ideas con impacto. México D.F.: Universidad Iberoamericana .

Publicado

2018-09-25

Edição

Seção

Artigos de pesquisa

Como Citar

Deficiências e estilos de aprendizagem organizacional: estudo comparativo das MPMEs em Bogotá, na Colômbia e em Durango, no México. (2018). Estudios Gerenciales, 34(148), 336-346. https://doi.org/10.18046/j.estger.2018.148.2590