Deficiências e estilos de aprendizagem organizacional: estudo comparativo das MPMEs em Bogotá, na Colômbia e em Durango, no México
DOI:
https://doi.org/10.18046/j.estger.2018.148.2590Palavras-chave:
deficiências de aprendizagem organizacional, estilos de aprendizagem organizacional, MPMEsResumo
O objetivo deste artigo é analisar a influência que as deficiências de aprendizagem organizacional têm nos estilos de aprendizagem organizacional nas MPMEs em Bogotá (Colômbia), e realizar uma análise comparativa com as descobertas na cidade de Durango (México). Para tanto, aplicou-se um instrumento a uma amostra aleatória de 386 empresas em Bogotá e construíram-se 28 modelos de regressão linear. Pelo exposto, encontrou-se evidência estatisticamente significativa da influência das dificuldades de aprendizagem organizacional nos estilos de aprendizagem nas empresas estudadas.
Downloads
Referências
Alcaldía Mayor de Bogotá. (2015). Informe de gestión y avance de plan de desarrollo, Secretaría de Planeación - 2015. Recuperado el 15 de Julio de 2018, de: Recuperado el 15 de Julio de 2018, de: http://www.sdp.gov.co/imagenes_portal/documentacion/Informe_gestion_2015.pdf
Arce-Fernández, M. (2004). Conferencia de economía regional. Recuperado el 18 de Agosto del 2018, de: Recuperado el 18 de Agosto del 2018, de: http://www.elinformador.com.mx
Argote, L. (2013). Organizational Learning (2da. Ed.). London: Springer.
Argyris, C. y Schön, D. (1978). Organizational learning: a theory of action perspective. Reading, MA: Addison-Wesley Publishing Company.
Argyris, C. (1991). Teaching smart people how to learn. Harvard Business Review, 69(3), 99-109.
Argyris, C. (1993). Cómo vencer las barreras organizativas. Madrid: Ed. Díaz de Santos.
Audretsch, D. y Mohmood, T. (1995). New results using a hazard function. Review of Economics & Statistics, 77(1), 97-103.
Barraza-Macías, A. (2007). Confiabilidad. Revista INED, 6, 22-40.
Cámara de Comercio de Bogotá- CCB. (2015). Estado de Bogotá Región. Recuperado el 20 de Julio del 2018, de: Recuperado el 20 de Julio del 2018, de: https://bibliotecadigital.ccb.org.co/bitstream/handle/11520/13269/Estado_bogota_region_version_para_impresion_9_julio.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Camic, C. (2001). Knowledge, Sociology of: International Encyclopedia of the Social and Behavioral Sciences. En N. J. Smelser, & P. B. Baltes (Eds.), Knowledge, Sociology of (1st edition ed., Vol. vol 12, pp. 8143-8148). Pergamon: Elsevier.
Castañeda, D. (2015). Condiciones para el aprendizaje organizacional. Estudios Gerenciales, 31(134 ), 62-67. https://doi.org/10.1016/j.estger.2014.09.003
Choo, W. (1999). La organización inteligente: el empleo de la información para dar significado, crear conocimiento y tomar decisiones. México D.F.: Universidad Iberoamericana.
Cuero, Y., Nabi, N. y Dornberger, U. (2014). Entrepreneurial orientation and its impact on the improvement of technological capability in Colombia. International Journal of Entrepreneurship and Small Business, 21(2), 231-245. https://doi.org/10.1504/IJESB.2014.059475
Cuero, Y., Torres, I. y Dornberger, U. (2014). Technological Intensive Suppliers as a Key Element for Structural Change in Latin America. In B. Christiansen (Ed.), Handbook of Research on Economic Growth and Technological Change in Latin America (pp. 44-54). Hershey, PA: IGI Global.
Dallago, B. (2003). The importance of Small and Medium Enterprises. U.N. Chronicle, 40(4), 213-226.
Encinas-Orozco, F.C. (2014). Orientación de las organizaciones públicas al aprendizaje organizacional. El caso de los organismos descentralizados en el Estado de Sonora, México. Estudios Gerenciales, 30(130 ), 10-17. https://doi.org/10.1016/j.estger.2014.01.010
Garzón-Castrillón, M. (2016). Dynamic absorption capacity, Case studies. Revista Orinoquia, 20(1), 97-118.
Geranmayeh, A. (1992). Organizational learning through interactive planning: Design of learning systems for ideal seeking organizations (Tesis doctoral). Universidad de Pennsylvania, Estados Unidos.
Gómez, J. (2008). La Generación de Conocimiento Organizacional en las Micro, Pequeñas y Medianas Empresas (Mipymes) de Durango. Durango: Editorial UJED.
Gómez, J., Villarreal, F. y Villarreal, M. (2015a). Las incapacidades de aprendizaje organizacional y los estilos de aprendizaje en la industria papelera, cartonera y de celulosa de México.Revista Universidad & Empresa , 17(29 ), 35-62.
Gómez, J., Villarreal, M. y Villarreal, F. (2015b). Las incapacidades de aprendizaje organizacional y su relación con los estilos de aprendizaje organizacional en la Mipyme. Revista Contaduría y Administración, 60(3), 686-702.
Gómez, J, Villarreal, M. y Villarreal, F. (2014). La cultura empresarial y su relación con los estilos de aprendizaje en la industria de celulosa, cartón, y papel en México. Revista Investigación Administrativa, 113(43), 7-27.
Gooderham, P. (2007). Enhancing Knowledge Transfer in Multinational Corporations: A Dynamic Capabilities Driven Model. Knowledge management research & practice, 5(1), 34-43.
Kushnir, K., Mirmulstein, M. y Ramalho, R. (2010). Micro, Small, and Medium Enterprises around the World: How Many Are There, and What Affects the Count?. IFC and the World Bank. Recuperado el 21 de Agosto del 2018, de: Recuperado el 21 de Agosto del 2018, de: https://smefinanceforum.org/sites/default/files/analysis_note_2010.pdf .
Levitt, B. y March, J. (1988). Organizational Learning. Source. Annual Review of Sociology, 14, 319-340.
Lind, D., Marchal, W. y Wathen, S. (2005). Statistical techniques in business & economics. New York: McGraw Hill.
Lounamaa, P. y March, J. (1987). Adaptative coordination of learning team. Management Science, 33(1), 107-123.
Nonaka, I. y Takeuchi, H. (1995). The Knowledge-Creating Company. Oxfordshire, Inglaterra: Oxford University Press.
Pérez, J. y Cortés, J. (2007). Barreras para el aprendizaje organizacional, estudio de casos. Pensamiento & Gestión, 22, 258-282.
Probst, G. y Büchel, B. (1995). La practique del Enterprise apprenante. Paris: D’organization.
Robu, M. (2013). The Dynamic and Importance of SMES in Economy. USV Annals of Economics and Public Administration, 13, 84-89.
Rodríguez, M. y Mora, R. (2001) Estadística informática: casos y ejemplos con el SPSS. Alicante: Ed. Universidad de Alicante.
Salinas, E. y Tavera, M. (2003). La Transición de la Economía Mexicana. III Conferencia Internacional de la Red de Estudios sobre el Desarrollo . Recuperado el 28 de Julio del 2018, de: Recuperado el 28 de Julio del 2018, de: http://www.redcelsofurtado.edu.mx/archivosPDF/riosalinas.pdf
Senge, P. (1990). The fifth discipline: the art & practice of the learning organization. New York: Ed. Currency.
Senge, P. (1993). La Quinta Disciplina. México D.F.: Ed. Granica.
Stein, P., Goland, T. y Schiff, R. (2010). Two Trillion and Counting: Assessing the credit Gap for Micro, Small, and Medium-Size Enterprises in the Developing World. IFC and the World Bank. Recuperado el 13 de Julio del 2018, de: Recuperado el 13 de Julio del 2018, de: http://documents.worldbank.org/curated/en/386141468331458415/pdf/713150WP0Box370rillion0and0counting.pdf
Watkins, K. y Marsick, V. (1993). Sculpting the learning organization. San Francisco: Jossey-Bass.
Yeung, A., Ulrich, D., Nason, S. y Von Glinow, M. A. (2000). Las capacidades del aprendizaje en la organización: como aprender a generar ideas con impacto. México D.F.: Universidad Iberoamericana .
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos serão responsáveis dos mesmos e, assim, não comprometam os princípios ou políticas da Universidade Icesi nem do Conselho Editorial da revista Estudios Gerenciales. Os autores autorizam e aceitam a transferência de todos os direitos para a revista Estudios Gerenciales para a publicão impressa ou eletrônica. Após a publicação do artigo, pode ser reproduzido sem a permissão do autor ou da revista, se mencionar o(s) autor(es), o ano, o título, o volume e o número e o intervalo de páginas da publicação, e Estudios Gerenciales como fonte (se abster de utilizar Revista Estudios Gerenciales).